Fabi Felix Artesanato: Setembro 2013

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Porta retratos de MDF com decoração de biscuit

Mais dois modelinhos de porta retratos que fica lindo na decoração do quarto das crianças. Esses foram feitos especialmente para as garotinhas Noemi e Ewelyn, de acordo com o gosto delas.



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dicas para découpage com papel sulfite

Em nossas pesquisas sobre découpage (decupagem), vimos várias dicas, vários produtos diferente. Porém nada simples, ou barato. Por isso resolvemos fazer nossos testes, visando a simplicidade e preço baixo da matéria prima.
Nesse post vamos abordar a impressão e découpage com papel sulfite (papel comum).
Vimos várias técnicas de impressão, todas a laser ou com papeis e tintas especiais.
Pois fizemos a nossa com papel sulfite e impressoras jato de tinta comuns.

Material utilizado:
  • Impressora HP office jet j4660 e Epson L200 (tintas originais, não recomendamos tintas genéricas);
  • Goma Laca Incolor (Acrilex) a base de álcool;
  • Pincel cerdas macias;
  • Papel A4 sulfite 75gm;
  • Verniz Acrílico a base de água (esse exemplo usamos o fosco);
  • Cola "CASCOREZ EXTRA".
Em todos nossos testes não tivemos nenhum problema com as imagens impressas, não borraram nem mudaram de cor.
Vamos ao passo a passo simples:

1 - IMAGEM:
  • Cuidado com a qualidade da imagem que será usada na impressão. O ideal é que a imagem tenha no mínimo 100 dpi e um tamanho razoável para caber no papel. Porque se a imagem for pequena demais, ao esticar muito ela perderá a qualidade.
 
 2 - IMPRESSÃO:
  • Procure usar a qualidade da impressora em normal (hp) e texto/imagem(epson), a ideia é não usar muita tinta na hora de imprimir e ao mesmo tempo manter a qualidade de impressão (nem 8, nem 80). Não aconselho impressões em rascunho ou com alta qualidade. Principalmente alta qualidade, porque pode conter muita tinta e talvez borre em algum momento da aplicação.
 
 3 - IMPERMEABILIZAÇÃO:
  • Após a impressão espere um pouco (+ ou - um minuto) para a impressão secar completamente. Aplique a goma laca no "verso" da impressão com pinceladas suaves (evite ficar passando o pincel várias vezes no mesmo lugar ou com muita goma laca). Nunca aplique a goma laca no lado da impressão antes de passar no verso e esperar secar, lembre-se "sempre no verso". Isso impermeabilizará a imagem, evitando que ela borre nas etapas seguintes.
 
  •  Espere a goma laca secar completamente no "verso", e depois passe a goma laca na parte da frente da impressão, passe da mesma forma que foi passada no verso e espere secar completamente.
 
 4 - COLAGEM:
  • Quando a goma laca passada na frente da impressão estiver "completamente" seca. Você poderá recortar e colar a imagem na caixa ou onde vc quiser.
 
 O resultado final é muito bom, e funciona tanto com pedaços de imagens quanto com uma imagem inteira do tamanho da caixa. Após todas essas etapas, você poderá passar o verniz que quiser, contanto que esse verniz não reaja com a goma laca. Nós usamos o verniz Acrílico a base de água e não estragou nada.

Estamos preparando um post falando sobre découpage com papel fotográfico. Já fizemos os testes e fica perfeito.

Fabi Felix - artesã
Phillip Cabral  - Designer

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Baús decorados com decoupage

Baú porta joias, decorado com decoupage, fita de cetim, meia pérola e flocagem no interior.



Baú de costura,  pintado com tinta PVA e decorado com decoupage de papel sulfite impresso em impressora comum, elástico roliço e botão para o fecho do baú.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Chaveiros de biscuit

Chaveirinhos mimosos para lembrancinhas ou para presentear. Tenho certeza que tem muita gente que adoraria receber um mimo desses.

Bonequinhas fofurices

 joaninha fofinha

Gatinho branco


Cachorrinho
 
ovelhinha

Flor com joaninha

anjinho


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dica de como colocar preço nas lembrancinhas de biscuit.

As dicas que trago para vocês aqui no blog, são os aprendizados das dúvidas que tive, pesquisas que fiz, situações vividas e ensinamentos passadas para mim por pessoas mais experientes. E como vejo que muita gente tem as mesmas dúvidas que eu tive, então resolvi passar aqui os conhecimentos que venho obtendo durante esse período que faço artesanato.
Hoje vou falar um pouco sobre como colocar preço nas lembrancinhas de biscuit, que é uma dúvida terrível para quem está iniciando, pois se cobrar muito caro, o cliente não compra, se cobrar muito barato, ficamos sem lucro.
Uma forma de chegar a um valor a ser cobrado é a seguinte:
Somar os custos com materiais e multiplicar por três (material + custos indiretos + mão de obra), o resultado dessa multiplicação você divide pela quantidade de lembrancinhas que será o preço de cada peça.  Vou dar um exemplo prático de uma encomenda de 20 lembrancinhas do relâmpago Mcqueen que fiz ano passado, pra ficar mais fácil de entender.




Para esse trabalho utilizei, massa, espiral, celofane, fita de cetim e tags. O custo dos materiais foi de R$16,20.
Calculo:
16,20 x 3 = 48,60 : 20 = 2,43 Arredondando ficou por   R$2,50  o preço de cada peça.

Com esse calculo você chegará ao valor mínimo a ser cobrado. Dependendo do nível de dificuldade da peça escolhida, se tem muitos detalhes que torna a encomenda bem mais trabalhosa, você poderá aumentar um pouco mais o preço, mas nunca cobre abaixo disso, porque  assim sairá perdendo. Nesse exemplo da minha encomenda ficou esse preço mesmo mostrado no cálculo acima, pois o nível de dificuldade foi baixo e conclui rapidinho.

Bom, essa é a forma que eu uso pra colocar preço nas minhas peças, espero ter ajudado com essa dica.