Fabi Felix Artesanato: Agosto 2013

domingo, 25 de agosto de 2013

Porta retrato das princesas

Esse porta retrato ficaria  lindo na decoração do quarto da princesinha que você tem ai na sua casa.




sábado, 24 de agosto de 2013

Dicas para uma boa identidade visual

Identidade visual é uma representação gráfica da identidade de sua empresa e/ou seus trabalhos. Talvez pareça simples, porém a criação de uma boa identidade visual é um processo muitas vezes complexo. Na realidade a identidade visual será a face, a imagem de seu negócio, ela é importante tanto para empresas de grande porte, quanto para micro empresas e profissionais autônomos. Através da identidade visual você pode informar para as pessoas a qualidade do seu trabalho, refino, postura do seu negócio entre outras características que possa fazer seu negócio crescer mais e mais.

Percebi que na área de artesanato, muitas pessoas começaram a criar suas peças por hobby, fazendo algo para se distrair ou por terapia. Algo que começa sem a pretensão de virar um negócio rentável, porém, no decorrer do tempo percebem que, o que antes era um passa tempo, agora vira uma boa oportunidade de obter uma renda.

Um conselho que dou para essas pessoas, baseado em experiências e estudos, é que vocês precisam de um trabalho voltado a criação de sua identidade visual e propaganda.
“Propaganda??” – Eu que estou começando agora, que faço poucas peças e só vendo para conhecidos ou familiares??
SIM, você mesma, encare seu trabalho profissionalmente, pesquise, leia, crie sua imagem, mostre seus produtos, faça amostras grátis, faça com que as pessoas te conheçam e conheçam a qualidade do seu trabalho.
"Nunca ache que seu negócio é pequeno demais para começar a encará-lo como um trabalho profissional."

Para esse post não ficar tão grande vou logo mostrando o que fiz para a artesã Fabiana Felix, vou resumir ao máximo para não ficar cansativo.

Vamos lá:
  • Após várias conversas e perguntas do que Fabi gostaria para sua identidade visual, criei uma imagem para apoiar sua identidade visual.


  • Próximo passo, uma boneca para servir como logo marca e para representá-la (mascote). Nessa área de artesanato vemos muitas artesãs e suas bonecas, essa é uma boa ideia para você ser conhecida. 
    • Dica, não procure bonecas prontas na internet. Uma boneca qualquer não vai refletir o que você quer ou pensa para seu negócio. Procure exclusividade, um objeto que está disponível na net com certeza não será só você que terá. Também cuidado com os direitos autorais, a maioria dos objetos na internet tem dono e isso pode gerar muita dor de cabeça no futuro.
 
  • Vamos agora criar um meio de Fabiana Felix mostrar seus trabalhos aproveitando as tecnologias disponíveis para nós na internet. E o melhor, existem inúmeras ferramentas boas e gratuitas. Criei um portfólio online que mostra todos seus trabalhos organizados por categorias e um blog para além de mostrar seus trabalhos, também colocá-la em contato com outras artesãs e que também seja um espaço para que ela possa se expressar e trocar experiências. Não esqueçam também das redes sociais, criem fanpege por exemplo.

  •  Agora precisamos juntar tudo isso que já fizemos e colocar em uma apresentação física, para que Fabi possa entregar para pessoas que ela encontre e estão interessados em conhecer seus trabalhos. Vamos criar sua papelaria: cartão de visitas, tags/etiquetas. As tags e etiquetas são amarradas ou coladas em suas peças, dessa maneira, quem adquire uma peça pode também fazer a propaganda para outra pessoa e assim direcionando mais clientes para Fabi.
 

Finalizando esse post, após a identidade visual feita, Fabi pode imprimir banners, panfletos e qualquer tipo de propaganda impressa que ela queira. Para imprimir cartões de visitas e tags/etiquetas por exemplo, gráficas rápidas fazem esse serviço com rapidez, praticidade, qualidade e preços acessíveis. Basta você artesã ter já sua identidade visual pronta. Os benefícios de ter todos esses itens que descrevi acima são muitos e podem alavancar seus trabalhos.

Espero que esse post tenha ajudado você que está começando agora ou que quer se organizar para melhorar a divulgação de seus trabalhos.

Phillip Cabral -- Portfólio
Designer gráfico
Web design
Front-end Engineering Design

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dica de Divulgação do seu trabalho em biscuit

Nesse post gostaria de dar uma dica pra quem está iniciando com o biscuit, está querendo vender, pegar encomendas mas ainda não sabe como começar a divulgar. Na verdade, essa dica é a experiência que eu vivi quando estive nessa fase e que deu super certo.
Quando decidi aprender a fazer biscuit não tinha o intuito de vender, seria apenas um robby, porém fui tomando gosto e vendo que poderia ganhar algum dinheiro com isso.  Mas, como eu era um pouco tímida, tinha dificuldades de oferecer as peças que eu tava fazendo, então fiz algumas coisas pequenas com as sobrinhas de massas, como chaveiros, ímãs, ponteiras de lápis, peças com baixo custo e comecei a presentear, para assim fazer com que as pessoas vissem meu trabalho e através delas outras pessoas também foram conhecendo. Até que recebi minha primeira encomenda de lembrancinhas e a partir daí a propaganda boca a boca foi se fazendo, alguém que recebeu uma dessas lembrancinhas gostou e também encomendou, e ai não parei mais. Depois dessa divulgação direta que passei a divulgar em redes sociais e sites e meu blog  para expandir minhas possibilidades de conseguir novos clientes.

Portanto, vale a pena investir em brindes , mas não esqueça de anexar a ele um cartãozinho de visita ou tag com sua identificação, para que possam entrar em contato com você, no momento que precisarem lhe encomendar algo.




Espero que essa dica ajude vocês, como me ajudou.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Moldes de silicone: como usar e como fazer o seu.

As forminhas de silicone são uma grande ajuda na execução do trabalho de quem faz biscuit em quantidades grandes e para quem quer manter uma padronização em suas peças. Com a ajuda delas agilizamos bastante a produção, além de garantir que todas as peças saíam iguais, quando temos que fazer varias, o que manualmente seria difícil.


Facilmente encontramos esses moldes prontos em lojas de artesanatos, ou pela internet. Porém, além de comprar já prontos, também existe a possibilidade de fazermos nossos próprios moldes.  Para isso são necessários dois produtos, a borracha de silicone e o catalisador. Os dois produtos já vêm juntos. Aqui na cidade de Recife encontrei esses produtos na Loja Irmãos Haluli. Existem também varias lojas virtuais onde se pode comprar.

Borracha de silicone e catalisador



Esse vídeo do canal tudo de massinha no youtube ensina de uma forma bem clara como usar  moldes de silicone.


Neste outro vídeo da Flavia Cristina, ensina como fazer seus próprios moldes, através dele aprendi a  fazer os moldes das peças que eu crio.

Espero que essas dicas ajudem bastante pessoas, pois foram bem importantes pra mim  quando inicie com o biscuit e facilitou bastante o meu trabalho.

sábado, 10 de agosto de 2013

Baú com decoupage e biscuit


Baú de MDF decorado, ideal para ser utilizado como porta joias.

Para essa decoração, usei tinta PVA, guardanapo para decoupage, fita de gorgurão, meia pérola, biscuit e na parte interna do baú, utilizei o pó de camurça.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Baú com decoupage

Baú feito para a associação anjos do bem, para receber as ofertas dos associados e de quem queira e possa ajudar.


Conheçam a associação Anjos do Bem:

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Porta Retrato curral

Encomenda da Tia Flavia para presentear o pequeno Gabrielzinho, que adora ficar vendo os bois e vaquinhas no curral.