Fabi Felix Artesanato: Dicas para uma boa identidade visual

sábado, 24 de agosto de 2013

Dicas para uma boa identidade visual

Identidade visual é uma representação gráfica da identidade de sua empresa e/ou seus trabalhos. Talvez pareça simples, porém a criação de uma boa identidade visual é um processo muitas vezes complexo. Na realidade a identidade visual será a face, a imagem de seu negócio, ela é importante tanto para empresas de grande porte, quanto para micro empresas e profissionais autônomos. Através da identidade visual você pode informar para as pessoas a qualidade do seu trabalho, refino, postura do seu negócio entre outras características que possa fazer seu negócio crescer mais e mais.

Percebi que na área de artesanato, muitas pessoas começaram a criar suas peças por hobby, fazendo algo para se distrair ou por terapia. Algo que começa sem a pretensão de virar um negócio rentável, porém, no decorrer do tempo percebem que, o que antes era um passa tempo, agora vira uma boa oportunidade de obter uma renda.

Um conselho que dou para essas pessoas, baseado em experiências e estudos, é que vocês precisam de um trabalho voltado a criação de sua identidade visual e propaganda.
“Propaganda??” – Eu que estou começando agora, que faço poucas peças e só vendo para conhecidos ou familiares??
SIM, você mesma, encare seu trabalho profissionalmente, pesquise, leia, crie sua imagem, mostre seus produtos, faça amostras grátis, faça com que as pessoas te conheçam e conheçam a qualidade do seu trabalho.
"Nunca ache que seu negócio é pequeno demais para começar a encará-lo como um trabalho profissional."

Para esse post não ficar tão grande vou logo mostrando o que fiz para a artesã Fabiana Felix, vou resumir ao máximo para não ficar cansativo.

Vamos lá:
  • Após várias conversas e perguntas do que Fabi gostaria para sua identidade visual, criei uma imagem para apoiar sua identidade visual.


  • Próximo passo, uma boneca para servir como logo marca e para representá-la (mascote). Nessa área de artesanato vemos muitas artesãs e suas bonecas, essa é uma boa ideia para você ser conhecida. 
    • Dica, não procure bonecas prontas na internet. Uma boneca qualquer não vai refletir o que você quer ou pensa para seu negócio. Procure exclusividade, um objeto que está disponível na net com certeza não será só você que terá. Também cuidado com os direitos autorais, a maioria dos objetos na internet tem dono e isso pode gerar muita dor de cabeça no futuro.
 
  • Vamos agora criar um meio de Fabiana Felix mostrar seus trabalhos aproveitando as tecnologias disponíveis para nós na internet. E o melhor, existem inúmeras ferramentas boas e gratuitas. Criei um portfólio online que mostra todos seus trabalhos organizados por categorias e um blog para além de mostrar seus trabalhos, também colocá-la em contato com outras artesãs e que também seja um espaço para que ela possa se expressar e trocar experiências. Não esqueçam também das redes sociais, criem fanpege por exemplo.

  •  Agora precisamos juntar tudo isso que já fizemos e colocar em uma apresentação física, para que Fabi possa entregar para pessoas que ela encontre e estão interessados em conhecer seus trabalhos. Vamos criar sua papelaria: cartão de visitas, tags/etiquetas. As tags e etiquetas são amarradas ou coladas em suas peças, dessa maneira, quem adquire uma peça pode também fazer a propaganda para outra pessoa e assim direcionando mais clientes para Fabi.
 

Finalizando esse post, após a identidade visual feita, Fabi pode imprimir banners, panfletos e qualquer tipo de propaganda impressa que ela queira. Para imprimir cartões de visitas e tags/etiquetas por exemplo, gráficas rápidas fazem esse serviço com rapidez, praticidade, qualidade e preços acessíveis. Basta você artesã ter já sua identidade visual pronta. Os benefícios de ter todos esses itens que descrevi acima são muitos e podem alavancar seus trabalhos.

Espero que esse post tenha ajudado você que está começando agora ou que quer se organizar para melhorar a divulgação de seus trabalhos.

Phillip Cabral -- Portfólio
Designer gráfico
Web design
Front-end Engineering Design

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa queria um logo com boneca parecida com ela , ela faz fartesanato e precisava de um logo com o nome Ju mimos para colocar em seus trabalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Entra em contanto com o designer Phillip Cabral através do Portfólio: http://www.kawek.com.br/phillip , desta forma vocês poderão ver todos os detalhes a respeito do que você e sua esposa estão querendo.

      Excluir