Fabi Felix Artesanato: Como começar a fazer Biscuit

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como começar a fazer Biscuit

Muita gente me pergunta o que é preciso para começar a fazer biscuit, pois têm vontade de aprender, mas não sabem por onde iniciar. Essa também foi uma dúvida que tive quando comecei nessa arte. Por isso vou passar umas dicas pra vocês, que para mim deu super certo.

Para começar é necessário ter a massa de biscuit, que pode ser comprada pronta. Para quem ta iniciando do zero sugiro que compre a massa já tingida, depois que tiver adaptada com a massa, ai ficará a seu critério, comprar tingida ou tingir em casa. Compre também um jogo de estecas, que são as ferramentas que utilizamos quando estamos modelando no biscuit. Para colar as peças de biscuit que você estiver fazendo use cola branca rotulo azul ou cola para porcelana fria. E por ultimo use uma caneta permanente para fazer os desenhos, principalmente os olhinhos. Com esses quatro itens, massa, jogo de esteca, cola e caneta, já dá pra começar a brincar com essa arte. Na internet podemos encontrar vários vídeos com passo a passo para iniciantes, assista bastante vídeos, e vá fazendo as peças ensinadas nele, se não ficar bom logo de inicio, vá tentando outras vezes, pois tudo é uma questão de praticar que vai melhorando.


MARCAS DE MASSAS MAIS CONHECIDAS



Além das massas de biscuit que são vendidas, essas massas também podem ser feitas em casa, algumas pessoas acham melhor fazê-las em casa. No link abaixo tem dos posts que fiz comparando as massas compradas das massas caseiras e como fazê-las em casa.

Massa de biscuit, comprar ou fazer?

Como fazer a massa de biscuit em casa.


ESTECAS



DESENHANDO NO BISCUIT COM CANETA



Detalhes importantíssimos:

  • A massa de biscuit deve sempre ser guardada em sacos plásticos para não ressecar. (a massa seca em contado do ar)
  • Sempre que for fazer qualquer coisa com a massa de biscuit é preciso sovar (amassar bastante) a massa antes de modelar, só basta sovar o pedaço que você vai utilizar naquele momento para evitar que a massa rache quando começar a secar.
  • Evite modelar em locais ventilados, pois a massa seca com o ar, vento e isso irão atrapalhar já que no inicio não temos muita agilidade.
  • O tempo de secagem completa da peça de biscuit é de três a quatro dias dependendo da temperatura..
  • Para a massa não grudar na mesa, forre com um E.V.A, e você pode deixar suas peças secando em cima dele que não ira deformar.
  • Depois de secas as peças de biscuit podem ser envernizadas, tanto com verniz base água ou verniz base solvente.


Pronto, o que escrevi acima é só uma das várias formas de trabalhar com biscuit, existem inúmeras técnicas e materiais para aprimorarmos nossos conhecimentos nessa arte tão bonita. Ao longo das minhas postagens, eu abordarei outras técnicas e mais dúvidas que tive quando comecei com biscuits.

Espero que essas dicas ajudem, caso tenham alguma dúvida que eu não tenha falado aqui, podem deixar um comentário com a pergunta, se eu souber a resposta terei o maior prazer em responder.

3 comentários:

  1. Olá, vim conhecer seu cantinho através do Agenda dos Blogs.
    Já estou seguindo por aqui para acompanhar as novidades!

    Beijinhos
    =^.^=
    "Unhas de Gato"

    ResponderExcluir
  2. obg!! pelas dicas,to começando agora.ja comprei os materiais tentei fazer uma bonequinha,saiu feinha mas vou tentar ate conseguir rsrsrsrr bjussssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Alcione, continue tentando que você vai conseguir fazer peças lindas. A primeira coisa que fiz foi uma bonequinha, nossa, a bichinha ficou parecendo um ET. kkkk, mas hoje vejo que evolui bastante e ainda continuo estudando pois sempre temos o que melhorar.

      Excluir